Neste espaço, pode consultar as datas e os locais em que decorrerão as recolhas de sangue bem como esclarecer todas as suas dúvidas acerca da doação de sangue.
No site do Instituto Português do Sangue dispõe de toda a informação que necessita acerca dos locais e datas das campanhas. Basta abrir a hiperligação anterior e dirigir-se ao mapa de Portugal à direita, seleccionando de seguida o seu distrito.
Em alternativa, pode dirigir-se aos Postos fixos de doação de sangue nos três Centros Regionais de Sangue do Instituto Português do Sangue, consoante a sua área de residência:
Centro Regional de Sangue de Porto
Rua do Bolama, n.º 133
4200-139 PORTO
Tel. (+351) 225083400
Fax. (+351) 225083420
(De Segunda a Sexta das 8h30 às 19h e ao Sábado das 8h30 às 13h)
Centro Regional de Sangue de Coimbra
Hospital de Celas
Av. Prof. Bissaya Barreto
3000-075 COIMBRA
Tel. (+351) 239791070
Fax. (+351) 239482150
(Todos os dias das 8h00 às 20h00)
Centro Regional de Sangue de Lisboa
Parque de Saúde de Lisboa
Av. do Brasil, n.º 53 – Pav. 17
1749-005 LISBOA
Tel. (+351) 217921000
Fax. (+351) 217921054
(De Segunda a Sábado, das 8h00 às 20h00)
ALGUNS MINUTOS DO SEU PRECIOSO TEMPO PODERÃO SALVAR VIDAS
Todos os dias a vida de recém-nascidos, crianças e adultos depende da existência de sangue nos hospitais: para a realização de operações, tratamento de doenças, para evitar a transferência dos doentes para outros hospitais, diminuir o sofrimento dos doentes e dos familiares, em suma para permitir que os Serviços de Urgência possam funcionar em pleno.
A dádiva de sangue é assim uma forma única de partilha e um acto de solidariedade humana que pode realmente a diferença para outra pessoa.
DÚVIDAS FREQUENTES
Quem pode dar sangue?
Pessoas saudáveis entre os 18 e os 65 anos (60 anos se for a primeira vez) saudáveis e sem comportamentos de risco, que se façam acompanhar do Bilhete de Identidade.
As mulheres podem fazer 3 doações de sangue por ano e os homens podem fazer 4 doações, com um intervalo mínimo de 3 meses.
É seguro?
Sim, porque a quantidade colhida (450 ml) é rapidamente compensada pelo organismo que possui entre 5 a 6 litros de sangue. Além disso, antes da dádiva é efectuado um exame médico e os dadores são consultados por um médico.
É preciso estar em jejum?
Não, é até conveniente estar alimentado, tendo no entanto o cuidado de evitar alimentos ricos em gordura e bebidas alcoólicas.
O DADOR DE SANGUE TEM BENEFÍCIOS
Após a primeira dádiva os dadores adquirem o cartão nacional de dador e com a segunda dádiva, este cartão isenta os dadores do pagamento de taxas moderadoras no acesso a meios complementares de diagnóstico e terapêutica por exame em regime de ambulatório e ainda na prestação de cuidados de saúde nos Serviços de Urgência Hospitalares e Centros de Saúde, nos internamentos e cirurgias ambulatórias e nas consultas nos hospitais e centros de saúde.
Nós já demos o exemplo, organizando uma Campanha de Recolha de Sangue e Inscrição Voluntária de Dadores de Medula Óssea na nossa escola, no passado dia 26 de Fevereiro. Felizmente, todo o nosso esforço e dedicação na sua organização foram recompensados. Esta Campanha teve grande adesão por parte da população e esperamos que tenha sensibilizado os seus participantes para esta causa, assim como nos sentimos imensamente felizes por o nosso gesto ter contribuído para a melhoria de muitas vidas.
Ajudar está ao alcance de todos, não desperdice a sua oportunidade de salvar uma vida.
A todos os dadores de Sangue e Medula Óssea o nosso muito Obrigada!
Para informações sobre a dádiva de medula óssea pode consultar os nossos artigos sobre o tema no separador à direita - doação de sangue/tecidos/órgãos.
Verónica Cabreira, 2010