domingo, 25 de outubro de 2009

Solidários Até à Medula (Portugal no Coração)

A campanha Solidários Até à Medula é um projecto solidário da RTP e da Liga Portuguesa Contra o Cancro em conjunto com outras entidades que tem como Missão a angariação de fundos para prosseguir os objectivos da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Esta campanha chamou particularmente a nossa atenção porque vemos nela um dos objectivos do nosso próprio projecto: ajudar a salvar vidas com um gesto solidário.
Sabemos que anualmente são diagnosticados 1000 novos casos de leucemia em Portugal e na maioria dos casos a única alternativa possível é a realização de um transplante de medula óssea. Geralmente, este encontra-se entre elementos da família mas muitas vezes é necessária a implementação de campanhas de sensibilização da população para a procura de um dador compatível.

Para ser dador basta um simples gesto: dar sangue e verificar se se é dador compatível. Nesses casos, o dador é chamado para verificar se se encontra disponível para doar as suas células de medula.

O vídeo seguinte é uma entrevista do Dr. Duarte Lima, Presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia, ao programa da RTP - Portugal no Coração - em que são referidos todos os aspectos desta campanha, qual a importância de ser dador e é ainda um testemunho na própria pessoa do que é a luta contra a leucemia, uma vez que também ele sofreu desta doença e felizmente encontrou um dador compatível, que lhe permitiu sobreviver.

Vale a pena ver ;)


Sem comentários: