segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Centro de Histocompatibilidade do Norte

Na passada sexta-feira o nosso grupo visitou o Centro de Histocompatibilidade do Norte.



Fachada do edifício

O que é o CHN?

O Centro de Histocompatibilidade do Norte é responsável pelo apoio laboratorial à transplantação em toda a zona Norte, estando ainda incumbido da investigação na área da Transplantação e da Medicina Regenerativa.
A missão do centro é sobretudo ampliar o leque de serviços prestados à comunidade, relacionados com as doenças que levem à necessidade de transplantação de tecidos, órgãos e medicina regenerativa acompanhando os avanços técnico-científicos, disponíveis em cada momento e os requisitos legais aplicáveis.




Entrada do Centro


Mais detalhadamente os serviços prestados pelo CHN são:
- Estudos laboratoriais de candidatos a transplante e transplantados de rim, fígado, pâncreas,coração, córnea, medula óssea, pulmão, etc
- Gestão de listas de espera para transplantação
- Escolha do par dador-receptor em transplante renal
- Tipagens tecidulares de doentes e grupos de doentes para estudos da associação HLA doença;
- Estudos imunogenéticos aplicados à transplantação e transfusão
- Estudos HLA-doença; imunogenética da inflamação e da infecção
- Investigação na área da imunogenética, biologia celular e tecidular para o transplante; DNA - descoberta de alelos novos
- Culturas de células e tecidos
- Arquivo biológico da transplantação; actualização e controlo do arquivo de doentes da Zona Norte, que aguardam transplantação e já transplantados;
- Criopreservação de soros, DNA, células e tecidos
- Genotipagem de microssatélites, SNPs e sequenciação de DNA
- Brigadas de recolha de Dadores de Medula óssea
- Estudos de famílias para transplantação
- Estudos de famílias para HLA-doença (Genética das doenças autoimunes, doenças reumáticas, osteoporose, hemocromatose, esclerose múltipla, diabetes, doença celíaca, doenças hepáticas, doenças pulmonares,etc)
- Banco Genómico europeu para as famílias com espondilite anquilosante e artrite reumatóide (EUROAS Genomic Bank)
- Estudos de Paternidade
- Análises Clínicas
- Investigação na área da transplantação e medicina regenerativa
- Provas de compatibilidade dador/receptor no âmbito das terapêuticas com leucócitos e plaquetas tipadas HLA.
- Educação para a saúde na área do transplante.
Articula-se a nível nacional e internacional com hospitais, unidades de doentes e registos de dadores para transplante.





O CHN é também a entidade da zona norte responsável pela gestão de Dadores de Medula Óssea (CEDACE), procedendo à recepção, selecção, colheita e tipagem de dadores voluntários que se apresentam no CHN, ou pela realização de brigadas de recolha no exterior.

O CEDACE é um registo informático onde ficam em arquivo os dados dos dadores, bem como as suas características celulares, por forma a que possa ser feita a comparação destas com as dos doentes que necessitam de um transplante de medula. CEDACE significa: Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão. Este registo foi criado em 1995, embora na zona Norte este registo só tenha surgido em 2003, contando só nesta zona com 70 000 dadores inscritos. O trabalho do CEDACE está integrado no "Bone Marrow Donors Worlwide" (BMDW), um registo internacional que conta com 14 milhões de dadores.

A Medula Óssea é a fábrica do sangue e situa-se no interior dos ossos. É lá que se produzem os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Há doentes que têm a sua fábrica do sangue tão doente que precisam de a substituir por outra, precisando assim de fazer um transplante de medula.
Foi necessário criar este Registo, dada a dificuldade de se encontrarem duas pessoas iguais nas suas características tecidulares (totalmente compatíveis) e só um grande movimento de solidariedade pode permitir ajudar os doentes que necessitam de transplantação de medula, desde crianças a adultos. Estes doente são afectados por leucemias, imunodeficiências primárias (deficiências da Resposta Imunitária), anemias congénitas, etc..


Em média o CEDACE possibilita realizar 2 a 3 transplantes de medula por mês, entre dadores não relacionados (não pertencentes à mesma família).
O CEDACE possibilita ainda uma maior eficácia e rapidez de resposta não só para os doentes nacionais como também para internacionais, sendo esta cooperação entre a população de todo o mundo muito importante para se salvarem muita vidas.
Num artigo seguinte a publicar aqui no blogue será explicado em detalhe todo o processo desde a inscrição como dador até à recolha de medula óssea que possibilite a realização de um transplante.
O CHN é ainda responsável pena manutenção do LUSOCORD que é um BANCO PÚBLICO DE SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL, de âmbito nacional, que recebe as dádivas de sangue do cordão umbilical (SCU) de todas as mães que o queiram doar para uso em transplantação e investigação.

 

Laboratório de Genética Molecular
 
Os Centros de Histocompatibilidade do Norte, do Centro e do Sul estão integrados nas Administrações Regionais de Saúde, IP do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo, respectivamente. Articulam-se funcionalmente a nível nacional, mantendo os transplantes, a designação comum de Lusotransplante.
Ficámos a partir dos esclarecimentos do Dr. João Mota com o conhecimento de que não tem que haver ma total compatibilidade entre o dador e o receptor por exemplo no transplante hepático ou renal, que são os mais frequentes, daí exista uma maior facilidade em encontrar um dador relativamente a um dador de medula.
 
Os Centros de Histocompatibilidade dispõem de laboratórios com óptimas condições e nada inferiores aos encontrados noutros países, a nível de alta tecnologia, o que pudemos verificar durante a nossa visita às instalações. Ainda assim, estes são dotados de autonomia técnica, científica, administrativa e financeira, constituindo assim organismos independentes.
 

Laboratório de Serologia HLA
 
O Centro de Histocompatibilidade do Norte está Acreditado pela European Federation for Immunogenetics desde 2002 e possui Certificação de Qualidade ISO 9001:2000 desde 2005.

O CHN tem também um protocolo de colaboração com a Associação Portuguesa Contra a Leucemia, a qual tem patrocinado equipamento e tipagens de dadores de medula óssea.



Laboratório de Genética Molecular
 
No Centro trabalham profissionais especializados em diferentes áreas - Medicina, Farmácia, Psicologia, Técnicas Laboratoriais, Biologia e Bioquímica, por exemplo.
 
Nas instalações verificámos que o Centro dispõe de consultórios, salas de colheita, sala de espera, um auditório, laboratórios de Genética Molecular e Serologia, Citometria de Fluxo, um espaço destinado ao LUSOCORD, um pequeno bar e a recepção.
 

Pormenor da capa de um dos cd's

Foi-nos ainda disponibilizado material que será uma fonte de informação como folhetos informativos e dois cd's interactivos entitulados  «Medula: A Fábrica da Vida», que abordaremos com maior detalhe numa fase posterior.
 
Agradecemos sobretudo a disponibilidade do Dr. João Mota que nos acompanhou e esclareceu nesta visita :)
 
Verónica Cabreira, 21 de Dezembro de 2009

Sem comentários: