quinta-feira, 29 de julho de 2010

Células estaminais: uma esperança visível

Segundo um estudo de uma equipa de cientistas da Universidade de Cincinnati, EUA, as células estaminais do cordão umbilical, que têm a capacidade de se transformar em diversos tipos de células adultas, podem ajudar a tratar e recuperar doentes oftalmológicos, cuja visão esteja afectada pela perda de transparência da córnea.

A córnea é a parte transparente, que cobre a zona frontal do olho, protegendo a delicada estrutura e ajudando à focagem. É, frequentemente, alvo de lesões ou doenças, como a distrofia ou degeneração, que originam a perda de transparência e falta de visão.

As córneas para transplante são relativamente escassas, situando-se a média de transplantação de córnea nos 71,09 transplantes/milhão de habitante, o que se traduziu na realização de 755 transplantes em 2009.
Actualmente, o transplante total da córnea é a única cura possível para a restauração da visão, perdida através de infecção, ferimentos mecânicos ou químicos, defeitos congénitos ou mutações genéticas.

Os investigadores norte-americanos utilizaram células estaminais do cordão umbilical para tratar ratos com anomalias na córnea. A experiência durou três meses e, no final, as cobaias não apresentavam quaisquer sinais de rejeição dos tecidos da córnea. Aparentemente, as células estaminais adoptaram as propriedades das do tecido da córnea, os keratócitos. Após transplante celular, a espessura e transparência das córneas dos espécimes animais melhoraram significativamente.

Fonte: RCM Pharma

2 comentários:

Anónimo disse...

Continuem com notícias sobre os transplantes. O vosso blogue não acabou com o fim de AP, por isso estão de parabéns.Vou continuar a segui-lo.
Felicidades para nova etapa que se avizinha.

ES

Anónimo disse...

Süsse Teenies ab 18 live vor der privaten webcam.
Willst du dich mit ihnen treffen? Melde dich jetzt gratis an und du erhälst sofort 50 Coins für die liveshows umsonnst!
Beobachte geile [b][url=http://free-teen.org]Teen Sex Cams[/url][/b]. Gerade erst 18 und schon so sexsüchtig.

[url=http://lotmeet.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=155849]Teens ab 18[/url]
[url=http://umitstyl.be/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=26515]Amateur Teens[/url]
[url=http://matellisstudios.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=20235]Teen Tube[/url]

[url=http://forum.ermolin.me/index.php?topic=37813.new#new]Teen Livecam[/url]
[url=http://komi.si/bored/memberlist.php?mode=viewprofile&u=2760]Amateur Teens[/url]
[url=http://werra-meissner-portal.de/regionalnachrichten/archives/2922/cpage/1#comment-455]Amateur Teens[/url]

http://www.iroker.com/profile.php?lookup=75052 http://jcbforum.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=31851 http://forums.grrlpulse.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=25020 teen[/url]