terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia Nacional do Transplante

Hoje, dia 20 de Julho comemora-se o Dia Nacional do Transplante e o Projecto Doar Vida não poderia ficar indiferente. Ao longo do dia, iremos associar-nos a este tema e actualizar os nossos leitores sobre as actividades que hoje se irão desenvolver, em Portugal.

O Bom Dia Portugal, da RTP, começou o dia precisamente com uma abordagem ao Panorama da Transplantação Nacional, esclarecendo também qual a importância deste dia ser assinalado. O vídeo seguinte contém essa reportagem e entrevista com o Dr. Fernando Macário, Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, que sublinhou a importância deste dia, cujo objectivo é sensibilizar ainda mais a comunidade para a doação de órgãos a partir de dador cadáver e dador vivo, de modo a diminuir as listas de espera, nomeadamente para o Transplante Renal.


Este é ainda um dia repleto de simbolismo, uma vez que foi há 41 anos que se realizou o primeiro transplante renal nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Portugal ocupa neste momento o segundo lugar do ranking mundial da Transplantação e depende de todos nós alcançarmos o primeiro lugar. Em 2009, foram realizados 47 transplantes cardíacos, 595 renais, 255 de fígado, 11 de pulmão, 20 de pâncreas, 755 de córnea e 423 de medula, o que representa um aumento de cerca de 60% face a 2006, contudo ainda insuficiente.


Para subscrever a petição que pretende instituir o dia 20 de Julho como Dia Nacional da Transplantação aceda ao site da Sociedade Portuguesa de Transplantação e deixe a sua assinatura online: http://www.spt.pt/peticao/.

Doar Vida, 20 de Julho de 2010

1 comentário:

Unknown disse...

ola. eu sempre estive bastante interessada em fazer tudo o que posso para ajudar quem precisa, por isso, logo que fiz 18 anos, inscrevi-me no banco de medula e sou dadora frequente de sangue. ha pouco tempo tive conhecimento deste projeto de ser dador em vida e fiquei bastante interessada, mas nao consigo encontrar nada específico como um local onde me possa informar e colocar as minhas questões. será que me podem ajudar? ja tentei enviar email para o site doaremvida.com mas nunca obtive resposta. obrigada, Helena Dias