sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Curry Cabral comemora hoje o seu milésimo transplante hepático

O centro de transplantação do Hospital Curry Cabral comemora hoje o seu milésimo transplante hepático, com dois dias das V Jornadas do Centro Hepato-Bilio-Pancreático e Transplantação do Hospital Curry Cabral, em que participam alguns dos mais reputados especialistas da hepatologia nacional e internacional, nomeadamente Roy Calne e Henry Bismuth, destacados por Barroso como "dois dos maiores vultos da cirurgia do fígado a nível mundial" e doentes, que irão partilhar o seu testemunho até ao dia de amanhã.
As jornadas decorrem na Fundação Calouste Gulbenkian e reúnem personalidades nacionais e estrangeiras ligadas à Saúde tais como o Primeiro-Ministro e a Ministra da Saúde, Ana Jorge.
Contactado no dia de hoje pela Agência Lusa para comentar a comemoração, Manuel Delgado manifestou "orgulho" nos mil transplantes hepáticos realizados pela unidade, que a colocam como referência na Europa.
As explicações para o sucesso assentam em duas razões, segundo o responsável: "liderança e motivação" e as remunerações atribuídas aos profissionais por cada transplante realizado.

O responsável elogiou ainda a "personalidade do doutor Eduardo Barroso (responsável pelo centro de transplantação), que consegue mobilizar as pessoas para o projecto, fazer transplantes e atender pacientes e a equipa, a qualquer hora do dia ou da noite".

O Curry Cabral chega a fazer quatro a cinco transplantes por semana. Com disponibilidade de mais órgãos, o hospital "podia fazer mais transplantes, embora tivesse a limitação" logística do internamento.
Os órgãos utilizados no Curry Cabral são quase sempre colhidos nos hospitais de Coimbra, Porto e São José (Lisboa), explicou Manuel Delgado, lembrando que quem faz a colheita não pode ser transplantador, por motivos éticos.
Este número faz do Centro Hepato-Bilio-Pancreático e Transplantação do Hospital Curry Cabral o mais relevante da Europa num tipo de intervenções de grande importância no panorama da saúde.
Portugal ocupa, desde 2008, o primeiro lugar do mundo na realização de transplantes de fígado. Detém, ainda, o segundo lugar no ranking europeu de dadores de órgãos por milhão de habitantes na Europa, logo a seguir à Espanha.
Para esta posição no ranking europeu, muito contribuiu a reestruturação do sistema de transplantação e a forte aposta na implementação da rede de colheita de órgãos, iniciada pelo Governo na legislatura anterior.

"Trabalhamos muito bem e com muita dedicação. Para além disso, temos em Portugal a maior taxa de doação da Europa, cerca de 27 órgãos por milhão de habitante", refere Eduardo Barroso, médico cirurgião e responsável pelos transplantes hepáticos em Portugal (à direita, na imagem), justificando os bons resultados do centro que dirige. Só no ano passado, foram ali realizados 140 transplantes.
O governo comunicou hoje no âmbito das comemorações, a intenção de transformar o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, numa entidade pública empresarial, assegurando que o hospital vai passar a dispor de mais autonomia, nomeadamente, em termos de gestão.

Após este anúncio o médico Eduardo Barroso mostrou-se insatisfeito com as novidades também no Centro que dirige naquela unidade. Eduardo Barroso não gostou de ouvir Ana Jorge falar sobre o futuro Centro de Responsabilidade Integrado, dedicado à área da transplantação em Portugal. Eduardo Barroso diz que foi apanhado de surpresa e espera por esclarecimentos adicionais para tomar decisões.
Clique aqui para ouvir o anúncio proferido por Ana Jorge

Fontes de informação: Agência Lusa, Jornal "O Público", RTP e Antena 1.
Notícias de 20 de Novembro de 2009

Como é de esperar esta é uma meta da qual Portugal se deve orgulhar e deve ainda ser um incentivo à valorização das áreas de transplantação em todos os hospitais que realizam transplantes em Portugal.

Verónica Cabreira, 20 de Novembro de 2009

Sem comentários: