sexta-feira, 30 de abril de 2010

Registo Nacional de Não Dadores

A legislação portuguesa assenta no conceito de doação presumida, o que significa que uma pessoa a partir do momento em que nasce adquire o estatuto de dador. Para que alguém se torne não dador, terá que por iniciativa própria ou através de alguém de direito que o represente (pais, no caso de menores) submeter ao Registo Nacional de Não Dadores os impressos próprios para objecção à colheita de órgãos disponíveis em qualquer centro de saúde. Esta objecção poderá ser total ou parcial.


O Registo Nacional de não Dadores (RENNDA) foi criado com o objectivo de viabilizar um eficaz direito de oposição à dádiva, assegurando e dando consistência ao primado da vontade e da consciência individual.


O ficheiro automatizado do RENNDA tem por finalidade organizar e manter actualizada, quanto aos cidadãos nacionais, apátridas e estrangeiros residentes em Portugal, a informação relativa à indisponibilidade para a colheita de órgãos ou tecidos.
Os estabelecimentos hospitalares públicos ou privados que procedem à colheita post mortem de tecidos ou órgãos para transplante devem, antes de iniciada a colheita, verificar, através dos gabinetes coordenadores de colheita e transplantação e dos centros de histocompatibilidade, a existência de oposição ou de restrições à dádiva constantes do RENNDA. Para tal, estão directamente ligados ao ficheiro automatizado.
A colheita de tecidos pelos institutos de medicina legal só pode ser realizada após verificação da não oposição à mesma, através de consulta do RENNDA.

Para se inscrever no Registo Nacional de Não Dadores, a pessoa em questão deve preencher o impresso próprio e entregá-lo no respectivo centro de saúde, em qualquer altura da sua vida.
Esta objecção à doação de órgãos é um processo reversível. Para anular este processo o cidadão deve submeter impressos próprios ao Registo Nacional de Não Dadores demonstrando vontade em anular a respectiva objecção.


A entidade responsável pelo ficheiro automatizado do RENNDA é a Administração Central do Sistema de Saúde, IP.

Verónica Cabreira, 30 de Abril de 2010

5 comentários:

Um de Nós disse...

Olá, uma por motivo pessoal gostaria de fazer parte dos portugueses não doadores, onde posso encontrar o impresso a preencher?

Ajudeme por favor :)

Obrigado

Amelie Jolie disse...

Podes arranjar esse impresso em qualquer centro de saúde e é lá que também o entregas.

Anónimo disse...

Fui doadora de um rim há 10 anos. Meu irmão leva uma vida normal, com um mínimo de medicamentos devido a alta compatibilidade entre nós(HLA).Teve mais 2 filhos após o transplante. Tenho dúvidas do porque escolheram o rim direito, e gostaria de informações sobre as complicações a curto e longo prazo para o doador.

lizete ap toledo salvioni disse...

Sou esposa de paciente renal cronico,apos 10 anos de transplante de doador vivo irmao dele com muito boa compatibilidade,foi retir os rins doentes, e teve infecção generalizada,ficou entre a vida e a morte,mas sobreviveu e o rim tambem,apesar de ficasr parado por tantos dias,o mesmo voltou a funcionar,so que dessa vez alterando muito creatinina,entao dois anos depois submeu-se a cirurgica hernia incizional,e plastica, estava tudo bem mas pegou uma bacteria do corte e la vai um monte de medicação,atualmente fomos surpreendido com a perda da função renal,creatinina de 6,0 e ureia de 380,e ele voltou pra dialise,porque nao deu certo e durou quanto essas pessoas?e conversei com a medica para doar o meu ,ja temos a filha grande,foi recusado por conta do meu peso,pergunta :nao posso mesmo doar?
meu nome e Lizete ap.toledo Salvioni

Anónimo disse...

Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.