quinta-feira, 1 de abril de 2010

Transplante de Face

O transplante de face é um procedimento cirúrgico no qual algumas estruturas da face de uma pessoa são transplantadas para uma outra.

O primeiro transplante de face parcial ocorreu a 27 de Novembro de 2005. A paciente francesa, Isabelle Dinoire, perdeu o nariz, os lábios e o queixo ao ser atacada pelo seu próprio cão. Na cirurgia, os médicos fizeram um implante de pele, gordura e vasos sanguíneos, que foram removidos de um dador com morte cerebral.


 A segunda intervenção cirúrgica deste género realizou-se na China, a um caçador desfigurado pelo ataque de um urso (o transplante afectou dois terços do rosto), que em 2008 veio a falecer.


Connie Culp foi a primeira estadunidense a fazer um transplante facial. A americana, de 46 anos, teve parte da face destruída por um tiro disparado pelo próprio marido em 2004. Como a bala atingiu o seu nariz, as bochechas, o maxilar e um olho, Culp vivia com centenas de fragmentos do projéctil e de ossos alojados no rosto. Para respirar, teve de ser feita uma abertura na traqueia. Após passar por 30 procedimentos médicos nos últimos cinco anos, Connie recebeu o transplante no dia 10 de Dezembro de 2008 numa clínica de Cleveland.


Até agora não existem registos de transplantes totais de rosto, sendo que os transplantes realizados até aqui foram apenas parciais.
Estes tipos de transplante são tecnicamente possíveis, embora complexos do ponto de vista científico.
Os transplantes faciais não são muito realizados mundialmente, devido ao défice de dadores mas, acima de tudo, devido às questões éticas e morais que assume.

Vanda Craveiro, em 1 de Abril de 2010

Sem comentários: