quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tempo de espera por um rim é elevado

Em Portugal, os doentes podem ter de esperar quatro anos por um transplante renal, quando o tempo recomendável é de três a seis meses.

Existem cerca de 15 000 insuficientes renais terminais no nosso país, sendo que 10 000 já encontra dependente da diálise como terapia de substituição.
Ainda assim, a transplantação renal aumentou 12,9% em 2009, ano em que se realizaram 595 transplantes renais em Portugal. Esse aumento contrariou o aumento das listas de espera que viu assim o número de doentes inscritos para transplante diminuir de 2250 em 2008 para 2100 doentes em 2009.

O vídeo seguinte é uma reportagem da RTP, em que é abordada esta mesma realidade:



Segundo especialistas na área da transplantação, a sensibilização da população e a melhor organização dos serviços de saúde podem ser bastante úteis para a implementação de várias medidas que contribuem para a diminuição do tempo de espera por um rim, tais como:
  • Incentivar a realização de consultas pré-diálise, no sentido de antecipar a inscrição dos doentes em lista de espera;
  • Aumentar a doação em vida, o que já foi possibilitado pela legislação actual que permite a doação de um órgão em vida, independentemente de haver relação de consaguinidade;
  • Promover um melhor aproveitamento dos órgãos, através do transplante-dominó de rim.

Verónica Cabreira, 19 de Maio de 2010

Sem comentários: