terça-feira, 23 de março de 2010

Reconstruir o lábio com músculos do pescoço

Pés de galinha, rugas de expressão ou o encolhimento dos lábios são os primeiros sinais de envelhecimento facial. Uma equipa de investigadores descobriu uma forma permanente de aumentar os lábios, preenchendo-os com o enxerto de músculos e de tecido conjuntivo do pescoço. Os resultados do estudo foram publicados no «Archives of Facial Plastic Surgery» e segundo relata o trabalho, não se registaram casos de deformações nem limitações ou feridas.



Os lábios vão perdendo volume com o tempo e esteticamente há quem se preocupe especialmente com esta zona do rosto, mas a descoberta vai muito para além disso, tendo em conta as portas que abrem no campo da cirurgia reconstrutiva – em caso de deformações provocadas por acidente ou doença.

Anurag Agarwal e a sua equipa de investigação, no Centro de Cirurgia Estética, na Florida (EUA), explicaram que para chegar ao procedimento, a ideia foi encontrar uma forma de transplante que fosse permanente, que não produzisse reacções, nem quistos ou assimetrias, nem uma imagem anti-natural.

Os cirurgiões analisaram o resultado de 25 pacientes que se submeteram ao transplante com o enxerto do seu próprio esternocleidomastóideo – um músculo da face lateral do pescoço e o tecido conjuntivo que o cobre. Os pacientes foram seguidos durante dois anos e os especialistas verificaram que a parte rosada dos lábios aumentou entre 20 a 24 por cento, e o perfil entre 0,90 e 0,99 milímetros. Os investigadores sublinham que tratando-se de material autólogo (pertencente ao próprio paciente), não se verificam por isso efeitos adversos.

Fonte de Informação: Ciência Hoje
Vanda Craveiro, em 23 de Março de 2010

Sem comentários: