sábado, 20 de fevereiro de 2010

Guerra duplicou casos de leucemia infantil no Iraque

Um estudo internacional, desenvolvido pela Universidade de Washington (EUA) e pelo Hospital Infantil e de Mulheres Al-Basrah, de Basora (Iraque) – a única instituição com tratamento para cancro infantil –, confirmou que os casos de leucemia duplicaram em crianças iraquianas, nos últimos 15 anos, segundo avançou o diário «El Mundo».


Segundo os autores da investigação, liderada por Amy Hagopian e publicada no «American Journal of Public Health», “em Basora, no Sudeste do Iraque, existe uma região estratégica onde os rios Tigre e Eufrates confluem, a uma curta distância do Irão e do Kuwait. Esta limitação fez da zona o foco principal das três últimas guerras que sacudiram o Iraque desde 1980 até à actualidade”.

E este é o motivo principal pelo qual a equipa científica culpou a guerra pelo aumento de casos de leucemia infantil na área descrita. “O estudo da natureza cancerígena da exposição à guerra é difícil em situações caóticas que caracterizam conflitos bélicos, mas sabe-se que Basora é uma região sacudida por incêndios de poços petrolíferos, armas químicas, munições de urânio empobrecido, a contaminação do ar e da água”, disseram ainda os cientistas.

Purificación García de Miguel, responsável da Unidade de Hemato-Oncologia e transplante de Medula Óssea Pediátrica do Hospital La Paz de Madrid, referiu ao diário espanhol não ter dúvidas que por detrás destes casos estão “os factores ambientais a que as crianças têm estado expostas em Basora”.

Vanda Craveiro, em 20 de Fevereiro de 2010


1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns! Continuem empenhadas.
ES