terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Limitações na Doação de Sangue em Portugal

Tal como foi antedito, Portugal apresentava uma situação de quase ruptura nas reservas de sangue. No entanto, segundo o Presidente do Instituto Português do Sangue esta situação está superada. Mas mesmo assim, “gostava alargar o número de dadores potenciais, nomeadamente permitindo dádivas de pessoas até aos 70 anos em vez dos actuais 65”, afirma Gabriel de Olim.



Mais de um quarto das pessoas que querem dar sangue (27 por cento) são recusadas pois existem muitas restrições (é recusado quem tem mais de 65 anos, quem está a tomar algum tipo de medicação, quem esteve em zonas com malária, homossexuais, etc.), tendo como consequência a perda de muitos candidatos.



Gabriel de Olim diz que, para acabarem algumas das limitações, a lei tem que ser mudada. Em países como Espanha já é possível dar sangue até aos 70 anos. Relativamente à recusa da doação de sangue por homossexuais, Olim está convencido de que vai acabar por mudar, como aconteceu em Dezembro na Suécia, mas ressalva que naquele país os dados de prevalência de infecções como o VIH/sida são muito diferentes de Portugal neste grupo.



Apesar de todas as limitações existentes, o apelo do IPS à doação de sangue foi um sucesso e em dois dias e meio duplicou-se a média habitual de colheitas: colheram-se 3604 unidades, 181 foram dadores novos. Como resultado, em vez de ter reservas apenas para dois dias, Portugal está com quatro dias de reservas e hoje, as portas dos três centros regionais do IPS (Porto, Lisboa e Coimbra) vão estar abertas das 8h às 20h.



"Sentimo-nos confortáveis com sete dias de reservas. Portugal estava a gastar 1034 sacos de sangue por dia e as colheitas [diárias] andavam pelas 970." Por dia há cerca de 700 a 800 doentes que precisam de sangue para serem operados.


Fonte de informação: edição on-line do jornal Público, notícia de 16 de Fevereiro de 2010.

Sónia Moreira, 16 de Fevereiro de 2010

1 comentário:

Unknown disse...

Ainda há restrições para homosseuais, sem relações há 3 meses?
e quanto aos heterossexuais promíscuos, estes são liberados?