sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Leite de coelha geneticamente modificado é nova terapia

Investigadores holandeses descobriram que leite de coelha geneticamente modificado pode ter efeitos positivos para quem sofre de doenças cardiovasculares. A notícia foi divulgada no diário britânico «The Times».




Há uma exploração na Holanda que já está a produzir este tipo de leite. Os coelhos foram geneticamente modificados para o seu leite incluir um gene humano e o conteúdo de uma proteína - o inibidor C1, que ajuda a controlar inflamações no corpo.



Até agora, esta proteína era extraída do sangue humano e de outros animais. Mas esse processo era muito caro e arriscado. Havia o perigo de infecção com o vírus da sida ou com a CJD (variantes humana da doença das vacas loucas).



O leite de coelha foi já experimentado em 200 pacientes. Provou-se que ajuda a prevenir a rejeição em transplantes de órgãos e ajuda na regeneração do tecido danificado após um acidente vascular cerebral e ataques cardíacos.



Serve também para tratar doenças hereditárias do sistema imunitário, tais como angioedema, causada pela falta de C1.



Os investigadores acreditam que esta terapia pode transformar positivamente a vida dos pacientes. Mas para isso é preciso esperar a luz verde dos reguladores sanitários europeus.



Se tudo correr como previsto, a comercialização começa no final deste ano.


Fonte de Informação: Ciência Hoje - http://www.cienciahoje.pt
Vanda Craveiro, em 5 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: