terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Nosso Sistema Imunitário - Sistema HLA (II)

Já em anterior artigo foi esclarecido em que consiste o Sistema HLA (“Human Leucocyte Antigens”) - consulte aqui.

Os antigénios HLA estão principalmente ligados à nossa defesa imunitária e permitem que os nossos linfócitos T possam responder a esses antigénios.
Na transplantação de órgãos, o principal problema que pode surgir é um doente ter anticorpos pré-formados contra os antigénios HLA do dador. Nesse caso os anticorpos fixam-se de imediato na parede dos vasos do órgão transplantado e este é imediatamente rejeitado sem sequer chegar a funcionar.
Para evitar esta situação um dos exames feitos na urgência laboratorial que antecede o transplante é a prova cruzada ou “crossmatch” (ver nota abaixo).

Crossmatch:

São escolhidos os  receptores mais parecidos com o dador e por isso com menor probabilidades de rejeitarem o orgão transplantado. De seguida, é necessário fazer um último teste, o crossmatch, para demonstrar que o receptor não vai rejeitar o rim transplantado de forma imediata. 
Os soros dos doentes que foram escolhidos e que se encontram em arquivo congelados na seroteca do Centro de Histocompatibilidade vão ser postos em contacto com as células do dador. Se algum desses soros contiver anticorpos para os antigénios das células do dador vai haver uma reacção positiva na prova cruzada e isso indica que não poderá ser seleccionado para aquele dador.
Uma vez escolhidos os melhores receptores são contactadas as Unidades de Transplantação para que sejam contactados os doentes e se dê inicio ao trabalho de transplantação do órgão. Este serviço de urgência demora entre 7 a 9 horas.


Como é que surgem esses anticorpos anti HLA?
Podem surgir de várias formas, ou após uma transfusão de sangue, depois da gravidez ou após um primeiro transplante. Os doentes que aguardam uma transplantação são estudados regularmente e periodicamente a fim de se detectarem esses anticorpos e guardar soros desses estudos para serem testados quando aparecer um dador.

Para a transplantação de órgãos é necessário que o dador e o receptor sejam iguais para os antigénios HLA?
Não necessariamente. Quanto maior for a semelhança entre dador e receptor, melhor será o prognóstico da evolução do órgão transplantado, nomeadamente do rim. Actualmente com os tratamentos imunossupressores disponíveis é possível ultrapassar estas barreiras imunológicas e garantir uma sobrevivência do enxerto muito boa.

E para a medula óssea?
Neste caso é necessário que se encontrem pares dadores/receptores com identidade a nível molecular e por isso a probabilidade de se encontrar um dador e um receptor iguais é muito menor.
A enorme diversidade antigénica deste sistema levanta problemas a nível da transplantação de medula alogénica (transplantação que envolve um dador, isto é, uma outra pessoa além do receptor). Na tentativa de se encontrarem dadores compatíveis, tem sido desenvolvido um esforço muito grande no sentido de criar extensas bases de dados de dadores voluntários em todos os países, cooperando entre si a nível mundial através do Bone Marrow Donors World Wide - Registo Mundial de Dadores de Medula Óssea (hiperligação ao lado).
Apesar desse enorme esforço o número de variáveis é muito grande e o número de alelos conhecidos está em constante actualização e neste momento já ultrapassou os 1500 (ver tabela abaixo).


Em transplantação de medula a primeira tentativa de se encontrar um dador compatível começa pelos irmãos. Pelo facto de herdarmos um Haplotipo HLA de cada progenitor, como já foi referido, há 25% de probabilidades de haver um irmão HLA idêntico. No caso de não ser encontrado dador familiar, é feita a pesquisa no registo nacional, CEDACE, e se não for encontrado procede-se a uma pesquisa no BMDW, cujo número de dadores está constantemente a aumentar.

Por esta razão, é que se multiplicam as campanhas de inscrição de dadores de medula óssea para que todas as pessoas que necessitam de um dador compatível possam ver a sua vida salva através de um transplante de medula óssea.

O vídeo seguinte é lindo e mostra toda a força, talento e persistência do Afonso Couto.

Este vídeo apela novamente à sensibilização da população para a situação do Afonso, para que todas as pessoas saudáveis sejam dadores de medula óssea e ajudem muitos meninos como ele urgentemente :)




VAMOS LUTAR AO LADO DO AFONSO, SEJA DADOR DE MEDULA :)

Verónica Cabreira, 16 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: