sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Transplantes de rins com tumores

Cirurgiões norte-americanos realizaram, com sucesso, transplantes de rins com tumores cancerosos que foram retirados antes do transplante e que foram implantados em pacientes em que se tinha esgotado a possibilidade de permanecerem em espera por um órgão saudável.
O procedimento polémico foi realizado em cinco pacientes na Escola de Medicina da University of Maryland, em Baltimore, EUA.


Os dadores e receptores dos órgãos foram informados sobre a existência da doença nos rins a transplantar para que ficassem cientes dos riscos envolvidos, inclusive o de reincidência de cancro.

Na experiência, os rins retirados dos dadores foram preparados para o transplante, tendo-lhes sido removidos todos os vestígios visíveis de cancro - cinco tumores com tamanhos entre 1 cm e 2,3 cm, três deles malignos e dois benignos - antes de serem implantados nos receptores.
Desde a realização dos transplantes, um dos pacientes morreu na sequência de doença não associada ao cancro, mas os outros quatro estão bem, acumulando já entre nove e 41 meses de vida após o transplante.


O líder da equipa de cirurgiões, Michael Phelan, reconheceu à BBC que este tipo de transplante "é polémico e considerado de alto risco", referindo, no entanto, que "o estudo traz provas de que os rins de dadores com tumores renais oferecem uma solução secundária, mas possível, para a actual falta de órgãos".

Fonte: Journal of the British Association of Urological Surgeons - em 16 de Dezembro de 2009

Verónica Cabreira, 5 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: