quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dar sangue é dar vida

Neste espaço, pode consultar as datas e os locais em que decorrerão as recolhas de sangue bem como esclarecer todas as suas dúvidas acerca da doação de sangue.


No site do Instituto Português do Sangue dispõe de toda a informação que necessita acerca dos locais e datas das campanhas. Basta abrir a hiperligação anterior e dirigir-se ao mapa de Portugal à direita, seleccionando de seguida o seu distrito.

Em alternativa, pode dirigir-se aos Postos fixos de doação de sangue nos três Centros Regionais de Sangue do Instituto Português do Sangue, consoante a sua área de residência:

Centro Regional de Sangue de Porto
Rua do Bolama, n.º 133
4200-139 PORTO
Tel. (+351) 225083400
Fax. (+351) 225083420

(De Segunda a Sexta das 8h30 às 19h e ao Sábado das 8h30 às 13h)

Centro Regional de Sangue de Coimbra
Hospital de Celas
Av. Prof. Bissaya Barreto
3000-075 COIMBRA
Tel. (+351) 239791070
Fax. (+351) 239482150

(Todos os dias das 8h00 às 20h00)

Centro Regional de Sangue de Lisboa
Parque de Saúde de Lisboa
Av. do Brasil, n.º 53 – Pav. 17
1749-005 LISBOA
Tel. (+351) 217921000
Fax. (+351) 217921054

(De Segunda a Sábado, das 8h00 às 20h00)


ALGUNS MINUTOS DO SEU PRECIOSO TEMPO PODERÃO SALVAR VIDAS

Todos os dias a vida de recém-nascidos, crianças e adultos depende da existência de sangue nos hospitais: para a realização de operações, tratamento de doenças, para evitar a transferência dos doentes para outros hospitais, diminuir o sofrimento dos doentes e dos familiares, em suma para permitir que os Serviços de Urgência possam funcionar em pleno.
A dádiva de sangue é assim uma forma única de partilha e um acto de solidariedade humana que pode realmente a diferença para outra pessoa.


DÚVIDAS FREQUENTES

Quem pode dar sangue?

Pessoas saudáveis entre os 18 e os 65 anos (60 anos se for a primeira vez) saudáveis e sem comportamentos de risco, que se façam acompanhar do Bilhete de Identidade.

As mulheres podem fazer 3 doações de sangue por ano e os homens podem fazer 4 doações, com um intervalo mínimo de 3 meses.

É seguro?

Sim, porque a quantidade colhida (450 ml) é rapidamente compensada pelo organismo que possui entre 5 a 6 litros de sangue. Além disso, antes da dádiva é efectuado um exame médico e os dadores são consultados por um médico.

É preciso estar em jejum?

Não, é até conveniente estar alimentado, tendo no entanto o cuidado de evitar alimentos ricos em gordura e bebidas alcoólicas.


O DADOR DE SANGUE TEM BENEFÍCIOS

Após a primeira dádiva os dadores adquirem o cartão nacional de dador e com a segunda dádiva, este cartão isenta os dadores do pagamento de taxas moderadoras no acesso a meios complementares de diagnóstico e terapêutica por exame em regime de ambulatório e ainda na prestação de cuidados de saúde nos Serviços de Urgência Hospitalares e Centros de Saúde, nos internamentos e cirurgias ambulatórias e nas consultas nos hospitais e centros de saúde.

Nós já demos o exemplo, organizando uma Campanha de Recolha de Sangue e Inscrição Voluntária de Dadores de Medula Óssea na nossa escola, no passado dia 26 de Fevereiro. Felizmente, todo o nosso esforço e dedicação na sua organização foram recompensados. Esta Campanha teve grande adesão por parte da população e esperamos que tenha sensibilizado os seus participantes para esta causa, assim como nos sentimos imensamente felizes por o nosso gesto ter contribuído para a melhoria de muitas vidas.
Ajudar está ao alcance de todos, não desperdice a sua oportunidade de salvar uma vida.

A todos os dadores de Sangue e Medula Óssea o nosso muito Obrigada!

Para informações sobre a dádiva de medula óssea pode consultar os nossos artigos sobre o tema no separador à direita - doação de sangue/tecidos/órgãos.

Verónica Cabreira,  2010

5 comentários:

Lin disse...

Parabéns pelo vosso esforço!
Gosto muito da vossa iniciativa ;D

Grupo E disse...

Muitos parabens pela iniciativa! Foi muito bom ver a solidariedade de todos que participaram na doação de sangue e de medula ossea e também a quantidade de voluntários!
Estão a realizar um projecto de grande importância e têm feito um óptimo trabalho :)

Cláudia Pinto

Rugby player disse...

Sou aluno do 12º ano em Setúbal, e tal como vocês, estou juntamente com colegas meus a fazer um trabalho relacionado com saúde, mais propriamente acerca de células estaminais. E casualmente quando realizava pesquisas no âmbito do meu tema deparei-me com o vosso blog, em que tive curiosidade em ver vários posts vossos, tendo em conta a vasta informação de interesse que regularmente publicam.
Não queria abster-me de deixar um comentário, elogiando e congratulando o vosso desempenho pela nobre causa que decidiram debruçar-se na disciplina e os resultados que estão a conseguir evidenciar nomeadamente na sensibilização da importância da doação perante a sociedade civil.
Ao longo da minha leitura em artigos do blog "Doar Vida", apenas fiquei intrigado se também não se deveria fazer uma espécie de "campanha" afim de consciencializar as pessoas dos benefícios provenientes da doação dos órgãos como o fígado, o coração, o pulmão e outros, após a morte, face à mortandade causada pela falta de transplantes.
Para concluir só queria desejar boa sorte ao vosso grupo e uma continuação de um óptimo trabalho.

Os Meus Melhores Cumpimentos,
Mauro Borges

P.S. Espero que vos tenha corrido bem a organização que fizeram para doação de sangue.

Anónimo disse...

Gostaria de conhecer as vossas fontes para maior divulgação.

"Mais vale prevenir do que remediar" disse...

Esta vossa iniciativa foi muito interessante e teve bons resultados.
Achamos que estão a empenhar-se de corpa e alma a este projecto.

PARABÉNS :')